É a segunda maior cidade da Rússia, fundada em 1703 pelo imperador russo Pedro, o Grande, e está cheia de história. O turismo em São Petersburgo é alimentado pela sua enorme herança cultural, museus, palácios de czares, catedrais e as suas grandes amostras de arquitetura. Conhecer São Petersburgo é o ponto de partida para conhecer a arte russa moderna, o seu povo e a sua cultura em geral.
O centro histórico, declarado Património da Humanidade pela Unesco, o rio Neva e os seus canais, o famoso Museu Hermitage ou a Avenida Nevsky são algumas das razões para visitar São Petersburgo. É uma cidade que convida os turistas para desfrutar, a passear pelas suas ruas, a descansar nos seus parques ou a fazer passeios de barco nos seus canais maravilhando-se com a vista das suas margens. A cidade oferece muitas atrações que fazem o deleite das viagens para São Petersburgo. As "Noites Brancas" de maio a julho, quando a noite apenas escurece um pouco, ou ver a elevação das pontes sobre o rio Neva de noite são autênticos espetáculos muito característicos da cidade. Esta também oferece os melhores teatros de ópera e de bailado, por exemplo no famoso teatro Mariinsky, concertos de jazz e folclore russo.
A sua gastronomia, é mais um motivo para viajar para São Petersburgo. Os zakuski, que são uma espécie de hors d'oeuvres, o Solianka, uma sopa típica, strogonoff salada ou "Olivie" internacionalmente conhecido como Salada Russa são alguns dos pratos que você pode tentar em qualquer restaurante.