A cidade de Rávena está localizada no norte da Itália, a poucos quilômetros do Mar Adriático. A maior parte do turismo de Ravena deve-se à sua herança bizantina e paleocristã.
Para conhecer Rávena é necessário mergulhar na história primitiva do cristianismo. Através de suas muralhas se narram as novelas épicas dos primeiros santos. Desde esta cidade, essa escola de pensamento espalhou-se por toda a península italiana.
As guias de Rávena refletem, com precisão, o papel importante desempenhado pelo município no desenvolvimento da Itália.
Oito são os monumentos paleocristãos que formam uma parte importante do Patrimônio Mundial da Humanidade e imprescindíveis de visitar em
Rávena: O Mausoléu de Galla Placidia, a Igreja de San Vitale, o Batistério Neoniano, a Capela Arcebispal, a Basílica de Santo Apolinário Novo, o Batistério Ariano, o Mausoléu de Teodorico e a Basílica São Apolinário.
A igreja de Santo Vital tem uma planta quadrada e está levantada onde supostamente foi martirizado Vital, um cristão do século I. Do mausoléu de Gala Placidia destacamos o mosaico interior do século V, perfeitamente preservado. Estes são dois dos monumentos religiosos que não se pode perder ao viajar a Rávena.
Além dos edifícios históricos e monumentos, visitando Rávena, dê uma chegadinha à praia da costa ramanhola. Está a apenas 36 quilômetros a leste.
Se você quer combinar sua viagem a Rávena com alguma das festividades, o Rávena Festival é um espetáculo de musica clássica e sinfônica famoso, que se realiza nos meses de junho e julho.
Muitos pacotes de viagem a Rávena também incluem a degustação de pratos tipicos. Macarrão e lasanha com ragu são os pricipais. Os tortellini com ricota são outra especialidade local deliciosa. Se você ousar, pode terminar o cardápio com um burleng ou um Migliaccio, carne cozida a base de sangue de cerdo.
No Minube você encontrará toda a informação necessária para organizar a mais barata das viagens a Rávena. E é uma cidade que vale a pena!