Muito perto da cidade de Madrid está este lugar de origens muito remotas e ligadas, desde séculos, à realeza. Só a separam 42 quilômetros da capital, porém viajar a Aranjuez é desconectar-se do barulho da cidade.
Declarada Patrimônio Cultural, chegou a inspirar obras bem conhecidas como o Concerto de Aranjuez de Joaquin Rodriguez por sua grande beleza. É uma cidade onde se aprende muito de história e arte.
É imprescindível ter uma guia de Aranjuez à mão para organizar-se, devido à quantidade de lugares, eventos e cantos que dispõe.
O Palácio Real e seus famosos jardins como o Jardín del Príncipe, o Jardín del Paterre e o Jardín de Isabel II, são as atrações mais representativas do turismo em Aranjuez. Junto com estes, de igual importância turística, e que se deve ver visitando Aranjuez, são a
Casa del Labrador, a Casa de Marinos, e outros edifícios históricos, como as Corralas, o Cortijo de San Isidro, o Palacio de Medinaceli…
A área urbana da cidade é um lugar perfeito para andar e saborear a arte e cultura, porem, conhecer Aranjuez implica conhecer sua gastronomia. Há muitos lugares para desfrutar de pratos típicos onde predomina o faisão.
Também deve ser parte das viagens a Aranjuez uma visita às hortas históricas de espargos e morangos, na ribeira do Rio Tejo. Você pode comer e relaxar nas zonas de piquenique ou mesmo fazer um passeio de barco ou canoa.
A cidade é bem relacionada, tanto com Madrid como com outras cidades próximas. Você pode visitar Aranjuez de carro ou de transportes públicos, uma vez que existem várias linhas de ônibus e trem, cobrindo a distância entre eles.
Há muitas formas de organizar viagens baratas Aranjuez devido à boa oferta de meios de transporte. No verão alguns pacotes de viagem a Aranjuez incluem um passeio no Trem de morango, um trem a vapor turístico com vagões de época. Realmente bonito e muito disputado. É imprescindível reservar a visita muito antes.