Viagens a Ayamonte sao, nos últimos tempos, um dos principais apelos do sul da Espanha. A popularidade da cidade fronteiriça cresceu rapidamente. A sua localização privilegiada, na foz do Guadiana, e fronteira com Portugal, tem propiciado a sua expansão e, consequentemete, aumentado muito o numero de pessoas interessadas em visitar Ayamonte.
Suas duas praias, a da Ilha Canela e Punta del Moral, sao o principal foco do turismo de Ayamonte quando o calor aperta. A zona costeira facilita o crescimento da oferta de esportes aquáticos, como o windsurf, kitesurf ou golfe.
O mar é o epicentro da cultura por isso conhecer Ayamonte tanmbenm é gastronomia alem da arte. Os produtos do mar sao a base dos menus dos restaurantes.
Visitando Ayamonte nao deixe de fazer alguma excursão de barco até Vila Real de Santo Antonio, Portugal. De fato, muitos pacotes de viagens a Ayamonte ja incluem esse tipo de excursoes ademais da possibilidade de provar a gastronomia tipica.
E, viajar a Ayamonte nao é uma experiencia completa sem ir conhecer oParque Natural dos Sapais de Isla Cristina.
Tradicionalmente, a economia foi baseada no setor primário, nomeadamente a pesca. No município se pode ver vestígios de suas épocas anteriores. As ruínas do castelo romano é um dos edifícios mais importantes. Hoje é um parador. Desde ali você pode ver o casco antigo, o bairro medieval e o campo. No outro extremo temos a área nova, a marinheira e a comercial.
Nas guias de Ayamonte, e tambem no Minube, voce verá que existem outras obras arquitetônicas de possível interesse, como a Igreja de Nossa Senhora das Dores, a igreja paroquial de Salvador, a Igreja de Sao Francisco e as casas dos índues. Durante a segunda semana de setembro as festividades ocorrem em comemoração de Nossa Senhora das Dores.