Walk in Ronchamp
Adoro esta igreja de Notre Dame du Haut, na aldeia de Ronchamp (França). Esta igreja foi destruída na 2ª Guerra Mundial, e fizeram a reconstrução com base no estilo moderno da época.
Foi em meados do século XX e, é claro, uma figura-chave seria Le Corbusier. Charles Edouard Jeanneret-Gris (ou Le Corbusier, como era chamado), nascido em 1887, estava sempre à frente de seu tempo em termos de arquitetura moderna. Sabe-se que sem ele, juntamente com muitos outros de sua época, não veríamos a quantidade de arranha-céus e edificios contemporâneos invadindo nossas cidades.
Engraçado como Le Corbusier nunca parou de trabalhar, essa igreja que eu mostro, a fez no final de sua vida. Perfeccionista ao mais alto grau (não ficou satisfeito com a resolução da cruz e do altar, tendo que voltar a tempo com a solução final), colocando em cima da planície de Saona uma das arquiteturas mais emblemáticas e chamativas da França.
Une a perfeição dentro e fora (como toda obra de Le Corbusier), com suas linhas curvas, a planta impossível, seus volumes (tão importante para ele) e suas vãs furadas para criar um jogo de luz e sombras dramáticas.
Teórico viosionário, arquiteto, pintor, ... esse é Le Corbusier.


