Parque Natural de Waitakere
Localizado a 30 quilômetros a oeste de Auckland, o Parque Natural de Waitakere inclui mais de 16.000 hectares de bosques nativos e litoral. Tem mais de 250 km de caminhos florestais e fantásticos acessos, vistas deslumbrantes, rios e cachoeiras espetaculares, penhascos de medo e flora e fauna exuberantes.
As mais populares são as praias de areia preta, que oferecem ótimas ondas para os surfistas, como Whatipu, Karekare, Piha e Te Henge/Bethells na costa oeste e Cornwallis e Huia no porto de Manukau. Com toda essa superfície, o parque oferece uma série de atividades que irão satisfazer a qualquer um. Corridas, caminhadas, passeios de barco, pesca, remontar rios, camping, relaxar, surfar, andar de bicicleta... A ARC’s Operation ForestSave, a reguladora dos parques naturais da região de Auckland, tem, desde 1998, um grande trabalho de controle de pragas, informações para os visitantes e, especialmente, de regeneração da flora e da fauna.
A chegada dos europeus, em 1830, produziu grandes mudanças no lugar. A indústria florestal e, posteriormente, a criação de fazendas provocaram grandes perdas, que até hoje não foram completamente recuperadas.
O que eles não conseguiram eliminar completamente foram os fortes vínculos espirituais dos Maoris. Te Kawerau a Mali (nome maori do parque) ainda mantém fortes laços espirituais com a terra e herdou o papel dos Kaitiaki ("protetores") de seus antepassados. Sua história e relacionamentos atuais são representados por meio de "Whenua PU", esculturas de madeira espalhadas por todo o parque. Para os amantes do cinema, comento que nesses lugares foram rodadas as cenas do filme "O Piano".

