O charme da cidadezinha histórica
No caminho para a praia de Barra do Cunhaú, 5 km antes, está a pequena cidade de Vila Flor, que ganhou esse nome em homenagem a uma vila portuguesa em Bragança. Emancipada do município de Canguaretama do qual faz parte de Cunhaú há pouco mais de 50 anos.
O município é um dos menores do país, ocupando a 14ª posição entre os municípios brasileiros menos populosos, tendo menos de 3 mil habitantes. E como não poderia deixar de ser é uma cidade bem pacata, mas Vila Flor tem seus dias de festa, como a festa de emancipação política e a festa da padroeira, Nossa Senhora do Desterro.
Vila Flor guarda charmosos prédios do século 18. Os principais são a Casa da Câmara e Cadeia e a igreja de Nossa Senhora do Desterro. A visita vale para quem gosta de fazer cliques de prédios históricos e pretende visitar em seguida Barra do Cunhaú, pois a visita a Vila Flor provavelmente será rápida.
No dia que visitei Vila Flor encontrei em frente à igreja um jovem guia que nos explicou a história de cada prédio em troca de gorjeta. Vila Flor tem ainda uma reserva de Mata Atlântica. Como Vila Flor fica a 40 metros acima do nível do mar na descida para Canguaretama têm-se uma linda vista panorâmica de Cunhaú. O pôr-do-sol também é incrível!


