Rafael Henrique Meireles
Grandioso mausoléu onde repousa um dos libertadores da América
O túmulo do famoso general San Martin fica localizado dentro da Catedral Metropolitana, situada no coração de Buenos Aires. O enorme mausoléu fica em uma das laterais da igreja, num espaço que mais lembra uma capela interna.
O ambiente é muito bonito e é cheio de ornamentações, que vão desde pinturas a imagens sacras. Toda a sala é ilmuninada por luz natural vinda de uma grandiosa cupula que deixa o ambiente muito mais bonito. Para mim o túmulo de San Martin é o ponto máximo para quem visita a Catedral de Buenos Aires. Bem no centro da sala se ergue um grande monumento formado por várias alegorias e no alto um túmulo coberto pela bandeira da nação argentina, que é onde estão os restos mortais do revolucionário.
Interessante é que além de San Martin, outras pessoas que de certa forma contribuíram para a história do país também se encontram enterradas aqui, como o general Las Heras por exemplo. Para quem não sabe, José Francisco de San Martin foi um dos responsáveis pelo processo de independência da Argentina, Chile e Peru. Faleceu em agosto de 1850 e é conhecido como um dos Libertadores da América.
Mas talvez o mais interessante no local seja os guardas que vigiam o túmulo durante todo o dia. Eles usam vestimenta típica e ficam bem na entrada da sala onde se encontra o mausoléu. Eles fazem sempre uma pequena e silenciosa cerimonia na troca de turnos e é muito legal. Eles são conhecidos na cidade como Granadeiros de San Martin
Ler mais



+5