Contra-cultura, arte e história
Entre o fim da praça Tiradentes e o Largo da Ordem existe uma trincheira. Como toda trincheira, tem uma história. Já ouvi diversas versões que essa trincheira ajudou na construção da cidade, bla bla, mas a versão que mais me apetece é a da minha mãe, que esse local pertencia ao colégio das freiras do Divina Providência.
Independente da origem, hoje esse lugar é muito mais que uma passagem, o corredorzinho subterrâneo inspira arte.
Começa que nele está localizado o TUC - Teatro Universitário de Curitiba. Ali você pode conferir performances (eu mesma já fiz uma), shows e saraus, quase sempre de graça. Você pode se informar sobre eles no guia online "Curitiba Apresenta". Também há um clube de xadrez público no local. Porém essas não são as maiores atrações.
Para entrar e sair da trincheira você precisa descer e subir escadas. Na parede que abriga essas escadas, existe de um lado (do largo) grafites de grandes figuras da cidade como o poeta Paulo Leminski e a atriz Lala Schneider. Já do outro lado, atualmente há uma mostra fotográfica, mas em cima (pois ali sempre foi espaço deles) há diversos poemas escritos a mão.
Se você ainda não sabe, Curitiba é um grande seio de poetas. Se você quer sentir essa contra cultura, arte de resistência, precisa vir a trincheira!!


