Grenoble vista de cima!
Devido a sua localização estratégica, Grenoble já foi invadida diversas vezes por diferentes povos. A colina da Bastilha, bem no centro da cidade, sempre foi um ponto de defesa. No século XVI, para aumentar a segurança, os militares resolveram cercar o local com muros. Mais tarde, entre os anos de 1823 e 1848, o local finalmente se transformou em um forte.
Quando parou de ser usado como ponto estratégico, a colina da Bastilha se tornou ponto turístico. O governo resolveu então construir um teleférico para levar as pessoas de um ponto ao outro. Ele foi inaugurado em 1934 e mudou algumas vezes - de forma, de tamanho, de cor - até chegar a forma como ele é hoje: quádruplo, redondo e transparente. A tarifa completa é de 7 euros, mas há uma série de tarifas reduzidas para crianças, estudantes, maiores de 75 anos e grupos familiares.
A paisagem é linda desde o início. Depois de 260 metros de subida, é possível ter uma vista panorâmica de diversos pontos da cidade. O que mais encanta é poder ver, de uma só vez, a cidade lá embaixo, com suas casinhas coloridas e cheias de chaminés, e as montanhas imponentes que parecem proteger a cidade! Uma imagem de tirar o fôlego!