Aonde queres ir?
Entrar
O meu perfil
Edita o teu perfil
Sair
Deixa a tua opinião
Publicar
+13

1 opinião sobre Stradone Farnese

A principal artéria do centro da cidade ...

A principal artéria do centro da cidade era conhecida como Strada Gambara. Isso porque foi o cardeal Gambara a decretar a sua construção em 1543 para melhorar a viabilidade e oferecer a possibilidade de construir novos e mais decorados prédios. Foi oficialmente chamada Farnese em 1851. Apesar da comissão “política e ornamento” favorecesse a ocupação na nova via, fixando precisas normas para unificar o aspecto, o projeto só foi realizado parcialmente.

A avenida é margeada por 512 pequenas colunas que variam de altura e circunferência de acordo com a importância dos edifícios civis e religiosos. Infelizmente a via pagou caro pelo período do “boom” económico, que, em Piacenza, no que toca à construção civil, fizeram barbaridades que deturparam irreversivelmente inteiras áreas centrais da cidade e do Stradone Farnese.


Apesar de tudo, o Stradone Farnese não pode ser transcurado pelo turista em visita à cidade. Alguns dos mais importantes edifícios sobreviveram. A ex-igreja de Sant’Agostino, a igreja de Santa Chiara e a dos Cappuccinos, o Palazzo Landi, a Cavallerizza, o ex-quartel General Cantore, o antigo abatedouro (ex Macello) hoje transformado no “Urban Center” que é onde termina a via.

As comemorações esportivas começam com o desfile de carros no Stradone Farnese, que fica engarrafado quando os torcedores abandonam os carros para irem a pé à Piazza Cavalli, a duzentos metros do início da via. E é bem no início que se encontram a pizzaria Mare Chiaro, a mais antiga da cidade, a Gelateria dello Stradone e algumas poucas lojas, que a via é mais residencial. Em uma das janelas do início do Stradone, observo a noite que chega frenética. É primavera.
Ler mais
+14
Conhece este lugar?
Partilha as tuas fotos e opinião para ajudar outros viajantes a descobrirem

Informação Stradone Farnese