guanche
Um monumento polêmico
Mais bonita à noite com suas luzes e atrações (hoje teve um protesto por um Tibete livre, com luzes e músicas, ontem um concerto de jazz...), mas é muito mais animada durante o dia. Sergels Torg, ou "praça Sergel" é o centro nevrálgico da capital sueca.
Na praça estão: a casa da cultura, o teatro da cidade, a sede do banco sueco, centros comerciais, supermercados, a estação de metrô Central e algumas galerias comerciais no subsolo da praça.
O nome vem do escultor Sergel Johan, que tinha seu estúdio ali, e agora é a praça central da cidade moderna.
No centro tem uma zona pedonal, onde as pessoas se reúnem para comer e, em seguida, ir às compras nas lojas ao redor da praça, quase inacessíveis aos veículos.
O monumento central é um obelisco de vidro que se acende de noite, o que lhe dá um toque especial ao centro comercial que fica muito vazio quando as lojas fecham. O obelisco foi construído em 1962, depois de um concurso, mede 37 metros de altura e tem o nome de Cristal, é vertical em vidro e aço. Na época criou polêmica, e nem todos os cidadãos estão satisfeitos com o trabalho. Se você quiser dar uma olhada, tem uma webcam ativa: 'https://www.webbkameror.se/webbkameror/sergelstorg/'
Ler mais



+9