Souk significa mercado em árabe
Souk significa mercado em árabe. Os souks de Marrakech são uma das suas melhores representações, com a sua animação, os seus gritos, os seus cheiros, cores, e com o labirinto de ruas onde seguramente te perderás mais de uma vez.
Antes, o souk estava dividido por actividades, e tinhas a rua dos ferreiros, a rua dos padeiros, o bairro dos carpinteiros, o lugar dos frangos. Agora, os antigos negócios permanecem ali, mas também se misturam com lojas de souvenirs, péssimas imitações de roupa de marca, lukums e outras sobremesas e pastéis típicos que se levam de casa em casa para agradecer um convite, e que também poderás trazer de volta se a tua viagem termina em Marrakech.
Se ouves “balek balek”, desvia-te e cola o teu corpo às paredes estreitas das ruas, ou melhor ainda, entra numa loja, já que isso significa que vem aí uma carruagem puxada por cavalos, a toda velocidade, e sem muita preocupação por quem se cruza no seu caminho.
Pode ser que uns meninos, a troco de umas moedas, te convidem a entrar para beber um chá nas casas, a subir ao “stah” que é o tecto plano, a admirar a vista, ou simplesmente a ver como trabalham os artesãos.
Não podes deixar de ver os trabalhadores de pele que fazem sapatos “babouches” de todas as cores, artigos de couro, cintos e malas.


