Leo Araújo
Um antigo sobrado de Angra
Durante séculos de ocupações, a região de Angra dos Reis formou uma das mais ricas histórias no Estado do Rio de Janeiro. Quase contemporânea a Cidade Maravilhosa, Angra nasceu em 1502, através de uma expedição de reconhecimento, no dia de reis. Desde aquela época, a diversidade já encantava os visitantes, que se depararam com culturas nativas e muitas ilhas.
Desde cedo a coroa viu que o local poderia esconder muitas embarcações inimigas, portanto a ocupação foi recomendada. A atividade portuária sempre marcou a cidade, que conheceu diversas transformações que deixaram suas marcas na arquitetura local. O conjunto de casarios de Angra dos Reis é uma das atrações mais belas da cidade, dos quais o visitante pode conhecer através de um passeio.
O Sobrado Pensão da Tia Maria é uma das importantes construções tombadas no centro de Angra dos Reis. Considerada um dos prédios civis mais antigos da cidade, Pensão da Tia Maria possui as formas dos prédios coloniais (com suas janelas e portas com ombreiras que serviam para proteger das chuvas e balcões no segundo piso). Tombado por seu valor cultural, o sobrado é um remanescente da época na qual as pensões recebiam os viajantes que passavam pela região.
De frente para o Paço do Mercado, o Sobrado Pensão da Tia Maria é um dos muitos edifícios tombados que fazem parte das atrações no centro histórico.
Ler mais



+2