Leo Araújo
Um centro cultural no Alto
As cidades serranas do Rio de Janeiro sempre tiveram a fama de acolhedoras e não foi à toa que muitos imigrantes escolhiam estas terras altas para formar suas comunidades. É muito comum ver a presença italiana e alemã nos altos rincões da região sul e sudeste.
A cidade de Teresópolis não fugiria à característica, assim como suas vizinhas Petrópolis e Nova Friburgo, aquela acolheu diversos imigrantes e a presença destas ficou marcada na arquitetura, culinária e centros culturais. Assim, Sinagoga Shalom é um exemplo da presença imigrante na cidade além de forte demonstração da nossa identidade cultural que contou com a influência de várias culturas.
Além de centro religioso para os judeus, a Sinagoga Shalom é um importante centro cultural da região serrana. Fundada no meado da década de 1970, no Bairro do Alto, a sinagoga é um importante centro cultural na cidade abrindo as portas em algumas de suas programações a todos. Desta forma, mesmo sendo o cerne da identidade de um dos povos de religião milenar do planeta, Sinagoga Shalom é um exemplo de aceitação e alteridade no solo de um dos povos mais amistosos do mundo, o brasileiro.
Ler mais



+2