Um dos primeiros aldeamentos do Brasil
O litoral sul do Estado do Espírito Santo é conhecido por suas belas praias, mas região tem muito mais a oferecer como os roteiros culturais. Foi na busca destes que visitei o Santuário Nacional de São José de Anchieta, na cidade que recebeu o nome do jesuíta canonizado.
Na segunda metade do século XVI a Companhia de Jesus desembarcou na colônia junto a comitiva do governador Tomé de Souza e posteriormente chegaram a capitania do Espírito Santo. O prédio que hoje abriga o santuário foi um dos primeiros aldeamentos da região que era chamada de Reritiba.
Muitos atestam que foi o próprio José de Anchieta que fundou o lugar, mas no próprio museu as informações dizem que não existe uma documentação comprobatória. Porém Anchieta deu a ordem para a construção do complexo, que se tornou um dos mais importantes da colônia, no qual muitos religiosos aprendiam a língua tupi. Em 1759, na Portugal Pombalina, a ordem dos jesuítas foi banida do território português, mas o aldeamento permaneceu de pé como a Vila de Benevente.