Um roteiro condensado para quem vem de cruzeiro e só dispõe de algumas horas
OK, apenas algumas horas parece pouco para conhecer Santorini, uma illha quase que éterea no mar grego. MAs para quem chega de cruzeiro pelo Mediterrâneo, é a única alternativa disponível. Como fazer?
Dica: assim que chegar alugue um táxi (cada minuto é precioso e não vale a pena gastar preciosos minutos descobrindo por si só o mapa de ruas da cidade quando se pode aproveitar mais tempo na praia.
Em seguida, peça para o carro levar até Oia, cidade de Santorini apaixonante em duas cores. Permita-se caminhar na parte branca da cidade, perdendo-se em vielas antigas e absolutamente brancas. Vale combinar com o motorista um horário estabelecido para buscá-lo e levar até a praia de Kamari - só lembramos que em Santorini o litoral tem mais pedras do que praias, em lugar de areia o que há são pedras cinzas; leve chinelo para não machucar os pés. Mas, ainda assim, a orla é apaixonante: especialmente pelo mar, entre azul profundo e absolutamente cristalino. Rserve ali o seu almoço, em um dos restaurantes na orla. Lagosta, peixe, salada de tzaziki (a base de iogurte e pepino, deliciosa) e vinho branco, produzido na mesma ilha. Deixe para fazer a digestão voltando já para a cidade de Fira, perdendo-se entre as lojas, comprando lembrancinhas ou simplesmente sentando-se na sacada para ver o sol. Suba as ladeiras da cidade até a parte mais alta (dica para as meninas: vão de short, bermuda ou calça, pois o vento ali não respeita muito as saias e vestidos femininos) e aguardem: em dias de céu limpo, os tons do fim de tarde refletem nas paredes brancas, e toda a cidade muda do branco para os vários tons de rosa por alguns minutos.