Um marco histórico de Piraí
Piraí é uma daquelas pequenas cidades cheias de histórias que são repassadas através dos séculos. Fundada no século XVIII a cidade que teve grande importâncias na era do café foi habitada por diversas sociedades até a chegada dos cativos e imigrantes. Daquela época restam poucos monumentos no seu estado original pois muitos foram modificados de acordo com o seu uso.
Mas da época rústica dos pioneiros sobrou apenas uma cruz que está fincada no alto do Morro da Capelinha (formação geográfica que foi um dos primeiros a ser povoado na região, bem no centro da cidade), a Santa Cruz, mais que um marco histórico ela conta sobre os primeiros momentos da cidade. A história da Santa Cruz começa no auge da época do café na região, no meado do século XIX (1850), segundo alguns estudiosos durante uma epidemia de cólera que atingiu a região.
O lugar segundo alguns foi um cemitério que recebeu as pessoas dizimadas na epidemia, já que a região ficava um pouco distante do povoado. Alguns apontam também que a origem do cruzeiro está ligada a formação de uma irmandade no alto do morro, a Irmandade Santa Cruz que não logrou êxito. Patrimônio histórico da cidade, a Santa Cruz é uma das poucas sobreviventes dos primeiros anos de Piraí.


