Universidade Saint Andrews
A universidade de Saint Andrews foi fundada na época medieval (1410) com o propósito de ter no norte da Ilha (Reino Unido) uma alternativa competente a Oxford e Cambridge (conhecidas no mundo acadêmico como "Oxbridge"), ambas localizadas ao sul e duas das instituições de maior prestígio, ainda atualmente, inclusive a nível mundial.
Isso significa que estamos diante da universidade mais antiga da Escócia e a terveira mais antiga do mundo Angloparlante. Foi a universidade que deu lugar a cidade, e não o contrário, como acontece na maioria dos casos. É por isso que os edifícios da universidade estão por todas as partes da cidade e não somente em uma localização, e em nossa visita a St. Andrews descobrimos escudos e emblemas universitários por todos os lugares, ruas, praças, pátios entre outros.
A qualidade e reputação da universidade está fora de toda dúvida e isso comprovam os altos requisitos que pedem para os candidatos para estudar (só entram os melhores).
Tive sorte em várias ocasiões de visitar as instalações graças a congressos de literatura medieval, o que me permite afirmar o impressionante de suas instalações, possui uma sala de recepção e jantar que é o mais parecido ao que aparece no Harry Potter, quando estão todos juntos jantando.
Possivelmente algumas cenas foram gravadas nesta universidade, cujas paredes armanezam conhecimento e cultura desde tempos imemoráveis.


