lamaga
Conhecida pelos seus habitantes como Tadmor
Conhecida pelos seus habitantes como Tadmor (em Árabe), Plamira é a principal atracção turística da Síria e um dos mais belos lugares históricos do mundo. Por muito que esteja acostumado a ver ruínas arqueológicas continuará a surpreender-se com a quantidade de colunas, ruínas de templos, torres funerárias...
No meio do deserto! No meio quer dizer sem cercas e entre camelos. Este lugar parece um oásis rodeado por deserto por todas as partes. As ruínas da cidade, cerca de 50, datam a sua maioria do século II e têm sido extensivamente escavadas (estavam completamente enterradas) e restauradas.
No entanto, os arqueólogos continuam a descobrir novos restos. Poderia dizer mil coisas técnicas sobre estas ruínas, mas (como habitualmente), deverá também admirar todo o conjunto, disfrutá-lo sem se dedicar a ler um por um o significado e história de cada templo. A melhor hora para visitar as ruínas é ao amanhecer e ao entardecer, por razões óbvias: o calor pode tornar-se insuportável.
E desta vez sim recomendo alugar um camelo: As ruínas cobrem uma área bastante grande e deve ser capaz de vê-las como um todo, passear entre elas, sentindo-se um viajante cansado no deserto, que chega à última cidade do Império Romano para repôr forças. Absolutamente magnífico, um dos locais mais fascinantes onde já estive. Não creio que haja muitas ruínas comparáveis às de Palmira... E a melhor coisa que se pode fazer ao chegar lá: Tente dormir sob as estrelas numa tenda beduína. Não pode perder!
Ler mais



+14