Leo Araújo
Conhecendo a rua das foguetas
Que as ruas de Paraty são históricas, disto ninguém duvida, mas umas mais que outras tem sua origem cercadas de causos, lendas e estórias bem intrigantes. Uma destas é a Rua do Fogo, tradicional rua do centro histórico de Paraty, bem perto da Igreja de Santa Rita (na verdade é uma rua transversal à famosa capela paratiana).
A rua tem seu charme, é uma dos poucos logradouros residenciais do centro histórico da cidade caiçara, com suas plantas e pequenas árvores que sombreiam pela manhã e trazem um clima misterioso a noite. Esta última característica leva a uma das razões pelos quais a rua ficou assim chamada, por ser lugar das mulheres “foguetas”.
Dizem que a Rua do Fogo foi assim chamada por ser região de baixo meretrício, na qual as copas escondiam seus frequentadores desta zona portuária. Porém existem outras versões, dizendo que o nome procede dos fogareiros de pessoas pobres que os deixavam queimar noite e dia. Seja qual for a origem e significado, até hoje a Rua do Fogo atrais curiosos e viajantes ávidos por um bom causo.
Ler mais



+3