A rainha da costa de Beauté
Royan se estende ao longo da costa de areia dourada Beauté. Este lugar de verão tornou-se famoso na Belle Époque pelos seus edifícios maravilhosos. A cidade é hoje um exemplo extraordinário de arquitetura contemporânea inspirada na arte vanguardista brasileira e a obra de Oscar Niemeyer, o arquiteto de Brasília.
A sua localização idílica, nas margens do rio Gironde criou inúmeras enseadas protegidas do vento. Entre dunas e falésias, as florestas de carvalhos e pinheiros cresceram.
Aqueles que conhecem Royan antes do bombardeio e saques dos alemães durante a II Guerra Mundial, lembra com saudade as casas e chalés escondidos entre o verde, os grandes hotéis vitorianos com as fachadas ornamentadas e os cassinos que imitavam palácios barrocos. Hoje, apenas estão preservado os bairros de Parc e da Ponttaillac: A casa "Le Rêve" (que liga a lenda de Émile Zola), a Casa "Les Campaniles" (inspirada na casa dos Médici em Roma), a casa "Ombre Blanche ", a imponente "Aigue Marine", a japonesa "Kosiki", a vila Tanagra, vila Califórnia ou a Mainaz. Caprichos arquitetônicos que constrastam no passeio marítimo de Royan e o boulevard.
Ao abrido do estuário do Gironde (o maior da Europa com 75 km de comprimento), Royan oferece paisagens muito diversas: das praias até as zonas das marismas. Espero que você possa ver tudo porque é uma das cidades mais lindas da costa atlântica francesa.

