Conhecendo as vocações de São Pedro da Aldeia
A fundação de São Pedro da Aldeia remonta o início da colonização do Brasil, quando por medo de perder a região para as nações que se aventuravam na área, Portugal solicita a construção de um aldeamento.
Mais que catequizar nativos e estabelecer posse da região, a pequena vila deu origem a uma cultura compósita, que veio se moldando de acordo com o movimento das sociedades e seus fazeres no decorrer do século. Nativos, piratas, pescadores, escravos, religiosos, todos estes contribuíram na formação de uma cultura sem igual.
É para celebrar a mesma, que a secretaria de turismo da região tem promovido uma série de roteiros, dentre os quais, os Fazeres Regionais vêm se destacando até mesmo internacionalmente. Um exemplo disto está no Centro de Artesanato, a Casa da Flor e a Escola Horto. Existem três epicentros no roteiro Fazeres Regionais, ou eu pelo menos estão acessíveis todo o ano, o Centro de Artesanato, que fica na tradicional Praça das Águas e atrai turistas com diversos stands de artesãos locais; a Casa da Flor, do arquiteto Gabriel Joaquim dos Santos, que usou restos de cerâmica e diversos cacos para formar a casa; e o Mercado Público, no qual são expostos os produtos provenientes do mar.