patiki
Igrejas rupestres de Ivanovo
As rupestres de Ivanovo estão localizadas perto da aldeia de Ivanovo, a 16 km da cidade de Ruse, na provincia de Ruse, na Bulgária.
O complexo é composto de um grupo de igrejas, capelas e mosteiros que são esculpidas na rocha, as primeiras encontram-se ao longo da elevada costa rochosa do rio Rusenski Lom, a mais de 30 metros acima do nível da água, este lugar é considerado património mundial da humanidade pela UNESCO. O lugar remonta, aproximadamente, ao ano 1320, em que um patriarca da Bulgária fundou a primeira comunidade monástica e, posteriormente, os monges cavaram suas celas, igrejas e capelas nas rochas, fazendo um total de 40 igrejas e cerca de 300 edifícios, muitos dos quais, infelizmente, não se conservaram até hoje.
A fama deste complexo, é em grande parte devida às muitas inscrições e afrescos dos séculos XIII e XIV, preservados em cinco dessas igrejas e são considerados excelentes exemplos da arte búlgara medieval; estes podem ser vistos na Capela do Arcanjo Miguel no Batistério da capela Gospodev Dol, na igreja de São Teodoro e na da Santa Mãe de Deus. Também são de grande importância as antigas inscrições que também estão localizadas em muitas das construções deste complexo, sendo o mais famoso deles, o do monge Ivo Gramatik, que data do século XIV.
Ler mais