A Rocca D’Olgisio é um dos complexos fo...
A Rocca D’Olgisio é um dos complexos fortificados mais antigos e sugestivos da Província de Piacenza, seja pela posição dominante entre os riachos Tidone e Chiarone, seja pela sua arquitetura. Segundo alguns registros que citam o castelo, no ano de 550 um certo senhor Giovannato, pai das santas Liberata e Faustina seria o proprietário. As duas jovens teriam fugido do castelo levando ouro e joias e teriam se estabelecido em Como, onde teriam fundado o Monastério Santo Ambrogio.
O certo é que o castelo mudou de proprietário deversas vezes, tendo pertencido inclusive aos monges de San Savino de Piacenza até 1296. Corradino Malaspina, senhor de Bobbio, tentou em vão conquistar o castelo com a ajuda de soldados que vigiavam o castelo. Quando, no início do século IV, os franceses ocuparam todas as cidades e fortalezas do Estado de Milão, somente a família Dal Verme, então proprietária do castelo, se opôs. A batalha pela posse da fortaleza foi acirrada e os franceses só conseguiram conquistar o castelo garaças à traição de alguns soldados do castelo (parece uma espécie de tradição). Quando a autoridade imperial italiana foi restaurada, os Dal Verme conservaram o castelo até a extinção da família. Outros proprietários se sucederam até 1979, quando o castelo foi adquirido pela família Bengalli, de Pianello Val Tidone, que salvaram um dos mais belos e legendários castelos da região.
O castelo é aberto para visitas de março a outubro, aos sábados, domingos e vésperas de feriados das 10:00 às 11:30 h. E das 14:30 às 17:45 h. Nos dias de semana é possível visitar o castelo apenas com reserva, através do telefone 0523-998045. Mas não faça como nós, que chegamos às 11:45 h e encontramos a porta do castelo já fechada, depois de enfrentar a estradinha estreita e cheia de curvas entre Pianello Val Tidone e a Località Fornace, onde fica a fortaleza. Só pudemos ver o castelo por fora!


