Florianópolis açoriana
Ribeirão da Ilha é um distrito tranquilo de Florinópolis que respira história. Segundo distrito mais antigo de Floripa foi núcleo de colonização açoriana e a arquitetura colonial portuguesa é sua marca registrada. Como apaixonada por prédios históricos não poderia deixar de conhecer a região, que me surpreendeu pela calmaria. Nas proximidades da igreja Nossa Senhora da Lapa quase não se via pessoas na rua. Mas nem sempre é assim, no distrito são realizados vários eventos culturais.
A igreja de Nossa Senhora da Lapa é de 1806. Não pude entrar, pois estava fechada. Ao redor da igreja e da pracinha estão várias casas coloridas e prédios cuidadosamente preservados, que fazem conjunto arquitetônico preservado por lei municipal de 1975. Os prédios merecem muitos cliques e, além disso, é muito gostoso fazer um passeio pelas ruas do distrito.
Ribeirão tem várias praias. A da Freguesia, que fica na sede do distrito, é de águas calmas, mas parece um grande lago e tem “fazendas” de cultivo de ostras. Ribeirão é o maior produtor de ostras do Brasil.
Ao longo da praia há restaurantes com trapiches, onde é possível fazer a refeição no mar com uma visão panorâmica da praia. Frutos do mar, principalmente ostras, e peixes são a especialidade da região.


