Tradição secular na Semana Santa
Viver a Semana Santa em Ouro Preto, é mais que um ato de devoção, mas uma experiência cultural inigualável. As procissões que acontecem desde o Domingo de Ramos até o Domingo da Ressurreição, seguindo as tradições trazidas pelos portugueses, no século XXVIII, cuja cidade vivia o apogeu da exploração do outro. São esperadas ansiosamente pelos fiéis e pelos turistas, que enchem a cidade nesta data.
A procissão do Enterro que acontece na sexta-feira santa, inicia-se às 21h, saindo da Igreja São Francisco de Assis (obra-prima de Aleijadinho) e segue para a Igreja do Rosário, que está do outro lado da cidade. O percurso é longo e pode entrar madrugada adentro até o encerramento. A procissão é vivida com muito fervor pelos moradores e integrantes das tradicionais Irmandades e Confrarias religiosas. Nesta procissão, os fiéis simplesmente rezam e fazem silêncio em sinal de respeito. Abrindo a procissão, as matracas soam durante todo o trajeto, convidando ao moradores a abrirem suas casas e reverenciarem a passagem do Cristo morto. Em toda cidade, as janelas e balcões das antigas casas, estendem toalhas vermelhas e roxas em sinal de luto. É um atrativo e uma beleza à parte.
Antes do começo da procissão, em frente à Igreja São Francisco de Assis, há uma encenação pública sobre a passagem e Paixão de Cristo, interpretada por diversos atores anônimos, os quais também se destacam na procissão.


