Uma famosa praia do estado do Rio
Durante os séculos XVI e XVII era costume da Coroa Portuguesa doar grandes espaços de terras a religiosos para evitar a posse e invasão de nações inimigas. Foi assim que surgiu uma fazenda administrada por religiosos que deu origem a São José do Imbassahi, um pequeno povoado que daria origem a Vila de Santa Maria de Maricá (reza uma lenda, que Anchieta visitou a região e fez uma pesca milagrosa na Lagoa de Maricá).
De tempos para cá a região se destacou como um dos pontos turísticos da região metropolitana do Rio de Janeiro. A poucos minutos de Niterói, Maricá é muito procurada durante o verão, o que se deve as praias e unidades de conservação que o município possuiu. Umas das praias mais famosas da localidade e também do Rio, é a Praia de Itaipuaçu.
Com suas ondas revoltas e bem agitadas, a praia é um dos cartões postais do estado, com sua grande faixa de terra (uma das maiores em extensão da área metropolitana) terminando na icônica Pedra do Elefante. Curiosamente, a Praia de Itaipuaçu (ou a pedra) demarca os limites entre a costa do Rio de Janeiro e a Região dos Lagos.
A areia é bem grossa e com muitas conchas que crianças e adultos adoram catar. Para aqueles que curtem um banho de mar e não nadam muito bem, a dica é andar até a as proximidades da Pedra do Elefante e ficar onde o canal se encontra com o mar.
Os restaurantes de comida caiçara também são um ponto alto na região que é muito frequentada no verão e feriados.


