Praia semi deserrta
A Praia da Ilha do Farol está localizada numa das várias ilhas barreira que servem de proteção à Ria Formosa. É uma ilha apenas mas com dois nomes, uma das extremidades é conhecida como Ilha do Farol porque está aqui localizado o Farol do Cabo de Santa Maria; a outra extremidade é chamada de Ilha da Culatra.
Na Ilha do Farol existe a Praia da Ilha do Farol. Uma praia de areal extenso. Junto à zona "habitada" a praia é concessionada e tem bastante movimento. Caminhando algumas dezenas de metros para nascente vai ficando cada vez mais deserta até ficar totalmente deserta. Se conseguir caminhar mais de 1h pode ir ao encontro da Praia da Ilha da Culatra (sem esquecer que terá que voltar ao Farol depois, ou não. Tem sempre a opção de regressar a partir da Culatra).
O acesso a esta praia é fácil mas um pouco demorado. Tem que o fazer de barco, obrigatoriamente. Alugando um ou indo no barco de carreira. Os barcos partes dos cais de Faro e de Olhão. Indo de Olhão o barco pára primeiro na Culatra e só depois segue para o Faro. Este desvio faz a viagem ser mais demorada. São 45 minutos Olhão-Farol. O regresso são apenas 30, uma vez que já vem da Culatra e é direto a Olhão.
Chegando ao cais da Ilha são mais 10 a 15 minutos de caminhada até à praia. Pode contar com 2h para ir e voltar da praia. Mas vale a pena


