Leo Araújo
Uma praça tradicional em Prado
Marcado por suas belezas naturais, tradição e culinária, o extremo sul da Bahia tem se transformado em destino predileto de muitos a cada ano que passa. Ali, os primeiros contatos entre portugueses e nativos aconteceram e os baianos se orgulham em dizer que foi lá que Brasil nasceu.
Nestas pequenas e belas cidades, algumas coisas permanecem para contar suas histórias e anos de glória, como a arquitetura e traçado e falando neste, não podemos esquecer das praças. Em algumas cidades as praças são como atrações e até hoje reúnem pessoas e festividades, como a icônica Praça Redonda de Prado. Perto do Rio Jucuruçú, da colônia de pescadores e ruínas históricas, a praça tem um formato inusitado.
As árvores floridas dão sombra para os visitantes e moradores nos dias mais quentes, que ficam nos bancos da praça olhando o movimento da cidade. Mas é na alta temporada e festividades que a praça ferve. A Praça Redonda parece ditar festividades de cunho popular, enquanto a Praça de Eventos oferece shows e programações voltadas para a massa.
Na Praça Redonda, são as marchinhas ecoam e durante as festas juninas, o Arraial da Praça Redonda é o mais famoso e tradicional da cidade. Perto do porto de rio e do Beco das Garrafas, esta modesta pracinha se metamorfoseia durante alguns períodos do ano.
Ler mais



+2