A Praça do Rink e seu pelourinho
Assim como no centro do Rio, Niterói possui um grande número de praças cheias de história. Com suas particularidades e curiosidades, cada praça tem uma lembrança que marca a identidade desta bela e histórica cidade. Uma destas é a Praça General Gomes Carneiro, também conhecida popularmente como Praça do Rink (no início do século XX a praça recebeu um rink de patinação, tal como as praças das grandes metrópoles, daí a denominação que o lugar carrega até os dias de hoje), a localidade teve várias vocações.
Na metade do século XIX o lugar deveria ser o centro da vila, portanto, a praça se tronou pelourinho (local público, ou centro das antigas cidades, onde eram tratados de negócios, anunciadas as medidas comuns a todos e punidos criminosos, parece que esta se tornou mais característica no Brasil) ainda no início do século XIX com D. João VI, que lhe conferiu o epíteto de Largo do Pelourinho. Em 1945, o jovem Imperador D. Pedro II inaugurou o Chafariz da Memória, uma homenagem póstuma a seu avô (D. João VI) que gostava desta região, o que legou outro nome a praça como Largo da Memória.
Revitalizada no início do século XX, a praça passaria por diversas transformações, até chegar a seu traçado atual. O lugar conta com alguns monumentos, como o marco ou pilastra (pelourinho) com os símbolos do império e as estátuas de animais feitas em mármore. Na segunda metade do século XX, com os movimentos nacionalistas e militares a praça foi rebatizada com o nome do militar Gomes Carneiro, que participou da Guerra do Paraguai.


