Coreto de Jaraguá: o coração de Maceió
O bom e veterano maceioense sabe da importância que o coreto do bairro de Jaraguá tem para a sociedade e para a história da cidade. É um dos principais ícones que remete ao tempo dos encontros em praças, da boemia, da música ao vivo, cantada sem microfone, sem tecnologia, apenas voz ou vozes de coral e instrumentos. O coreto de Jaraguá fica na avenida da Paz, hoje bem em frente ao Memorial à República.
Era o point dos nossos pais e avós, do cidadão comum, de intelectuais, de artistas. Foi inaugurado em 1927 pelo prefeito da época, Jayme de Altavilla. Em 2006, passou por um processo de revitalização sob a coordenação da Fundação Cultural, com o objetivo de melhorar o patrimônio cultural da capital alagoana e, consequentemente, atrair turistas.
É um belo coreto monóptero circular, rosa, tem uma vista linda para o oceano atlântico e a praça está muito bem conservada. Agradável ir perto do sol se por para um clima mais nostálgico. De lá é possível visitar vários pontos turísticos do Jaraguá, museus, fundações, praças.
Hoje o coreto é usado para atrações culturais, apresentações de jazz, folguedos, produções de campanhas publicitárias. Vale a pena conferir e vivenciar a história de Maceió.


