Aonde queres ir?
Entrar
O meu perfil
Edita o teu perfil
Sair
Deixa a tua opinião
Publicar

Praça da Capelinha dos 9

1 opinião sobre Praça da Capelinha dos 9

Praça com história

Dianópolis no interior do estado do Tocantins é uma das cidades mais antigas do estado, com 180 anos. Carrega em seu história um triste episódio ainda muito lembrado pelos moradores locais. No início do século XIX, quando a cidade ainda era a vila de São José d'Ouro, houve uma desavença entre coronéis da vila, cujo famílias eram muito ricas e influentes na região, e o governo do estado (Goiás na época), por conta de um inventário de terras que ambos os lados alegavam direito de posse.
Por conta dessa briga, estourou uma guerra no local, de um lado, jagunços e capangas dos coronéis, e do outro a polícia e militares mandados pelo governo.

A guerra matou centenas de pessoas, entre elas, o episódio mais lembrado, Nove pessoas membros da família do mais importante coronel, que foram feitas de refém pela policia do estado, que as mantiveram presas pelo pé em um grande tronco. Depois, foram mortas, num episódio que ficou conhecido como Chacina do nove. Anos mais tarde, foi construída uma capela, em uma das praças da cidade, onde são enterrados os restos mortais dos nove chacinados. Se tornou um ponto turístico da cidade, por lembrar sua triste história, e um lugar de visitação dos próprios moradores da cidade, muitos parentes das vítimas, bisnetos e tataranetos que ainda vivem ali.
Na frente da capela tem uma lápide grande com o nome das vítimas e uma pequena homenagem.
A história da cidade se tornou livro, escrito pelo escritor goiano Bernardo Élis, com o título de O Tronco.
Ler mais
+3
Conhece este lugar?
Partilha as tuas fotos e opinião para ajudar outros viajantes a descobrirem

Informação Praça da Capelinha dos 9