Fazenda das Palmeiras: Berço da Natureza
Além da natureza, boa comida e um bom lazer, a Fazenda Palmeiras também possui sua riqueza histórica, de um jeito marcante: A propriedade tem historias do século XIX, quando tinha mil alqueires e era a maior produtora de café do Estado de São Paulo.
Na fazenda existem construções do ciclo de ouro do café, como a colônia de casas dos imigrantes, terreiro de secagem, caixa onde era feita a lavagem, tulha, um muro artesanal construído pelos escravos com um alicerce de pedra e uma antiga casa de máquinas.
Neste cenário bucólico, nada passa despercebido: a notável cachoeira das borboletas, com trilhas amenas e de fácil acesso e dos manuelitos, para os adeptos de esportes radicais, caem como uma bela sugestão na hora de optar por águas refrescantes e belos cenários - São as nascentes que formam o Rio Pinheiro.
O complexo turístico rural das Palmeiras, é um local onde se pode eleger uma rede só para ficar de papo para o ar, observando e ouvindo o som dos passarinhos. Funciona todos os dias e também aos sábados, domingos e feriados, e não é cobrada a visitação as cachoeiras. Para o almoço, a fazenda oferece refeição feita no fogão a lenha, aperitivos, doces caseiros, e aos domingos feijoada.
A pousada oferece aos visitantes hospedagem com direito a café da manha e almoço. Ainda existe a opção da área de camping. Tudo com direito à piscina.
Na cachoeira das borboletas há uma trilha pela mata - para quem gosta de caminhada, com recompensa de um bom banho ao pé da cachoeira.
O turismo rural e ecológico na Fazenda das Palmeiras está voltado para ambientes nativos, promovendo a interação com o homem e a natureza.
No complexo das Palmeiras, este tipo de turismo utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentivando a sua conservação e buscando a formação de uma consciência ambientalista, através da interpretação do ambiente, com o melhor propósito de promover o bem estar dos visitantes.
Com seu turismo rural ecológico, é uma opção para a região em desenvolvimento - esta que já utiliza os recursos naturais e a mão de obra local, tanto como um diferencial de seu produto, quanto uma iniciativa essencialmente importante.
A fazenda das palmeiras oferece todo o seu belo conteúdo no alto da Serra do Itaqueri, km 22 da Rodovia Ulisses Guimarães (SP 191), que liga São Pedro a Itirapina, no interior de São Paulo.

