Aonde queres ir?
Entrar
O meu perfil
Edita o teu perfil
Sair
Deixa a tua opinião
Publicar

Ponte do Korff

+9

1 opinião sobre Ponte do Korff

Primeira ponte do Rio das Antas

Ponte histórica justamente por ser a primeira construída sobre o grande Rio das Antas. Esse rio, para quem não sabe, é o rio que divide literalmente os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Diz a história que essa ponte foi feita para interligar São Manoel, que é um distrito de Campestre da Serra, e Criúva, que é um distrito de Caxias do Sul.

Eu fui lá pelo caminho de Criúva que fica a 66 quilômetros de Caxias do Sul. Chegando na cidade, que se resume em uma grande avenida dividida por um canteiro central muito bonito pelo colorido das flores bem cuidadas. Atravessando até a outra ponta oposta à entrada da cidade, começa a estrada de chão e pegando o caminho à esquerda após uma bifurcação, começa uma descida de 16 quilômetros de chão batido em bom estado e em meio à natureza costeando um morro. Sugiro que desçam em velocidade moderada pois em algumas partes a estrada fica estreita, com um pouco de brita no chão, o que facilita derrapadas fáceis, dependendo da velocidade e algumas curvas bem fechadas.


Na parte final da descida há um mirante feito de madeira e que propicia uma linda vista do Rio das Antas e da própria Ponte do Korff. A descida leva em torno de uns 25 a 30 minutos mas vale a pena pois a paisagem ao redor da ponte é fantástica, ainda mais por ter acesso à parte de baixo dela que é composta por pedras no meio do rio e que possibilita chegar até aos alicerces da ponte e poder toca-la.

A ponte em si é feita em parte de metal, o chão de madeira e os alicerces de pedras. Uma das coisas que me chamou a atenção é que em dois alicerces a natureza brotou árvores que encravaram suas raízes por entre as pedras e dali nasceram, deixando a ponte mais bonita.

Acredito que ela já tenha passado por alguma manutenção, pois ela é datada como inaugurada em 15 de fevereiro de 1907. Ela tem alguns pontos que exigem cuidados ao pisar pois a madeira chega a envergar para baixo e em outros dois pontos suas extremidades estão quebradas.
Ela tem o título de Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul desde 2006. Seu nome foi em alusão ao primeiro colonizador do local e suas peças foram trazidas da Alemanha até o porto de Rio Grande e posteriormente levadas até o local por cargueiros.
Certeza de um passeio relaxante e prazeroso, a Ponte do Korff proporciona momentos de lazer e apreciação, sendo impossível chegar nela e não parar para contempla-la.
Ler mais
+10
Conhece este lugar?
Partilha as tuas fotos e opinião para ajudar outros viajantes a descobrirem
{"logged":false,"user":null,"permissions":null}

Informação Ponte do Korff