Allan Robert P. J.
A Ponte sobre o rio Po que liga as...
A Ponte sobre o rio Po que liga as províncias de Piacenza (região da Emilia-Romagna) e Cremona (região da Lombardia) é de ferro e está ao lado da ponte ferroviária. Piacenza e Cremona são duas cidades do Império Romano e ambas possuem mais de dois mil anos.
Antigamente a travessia era feita por barcos, até que a primeira ponte foi construída, sabe-se lá quando. O certo é que existem poucos registros sobre as diversas pontes que continuavam a ser construídas cada vez que o rio Po se espalhava pelas margens, inundando tudo e arrastando barcos, pontes e construções às suas margens. O problema, segundo se conta na cidade de Cremona, era o hábito de se construir pontes pequenas muito próximas a água.
A ponte de ferro que resiste até hoje foi construída em 1860 seguindo as observações de antigas inundações. Uma ponte alta e distante das margens, para resistir as cheias caprichosas do rio. Como o projeto inicial não previa uma cheia maior que as anteriores, a ponte sofreu com uma nova inundação maior que o esperado. A ponte foi reestruturada em 1892 pela Società Nazionale delle Officine, uma empresa especializada em construção e reforma de estradas de ferro e pontes.
A ponte de ferro hoje recebe um tráfego pesado e constante, resistindo sem problemas. É, também, a passagem obrigatória para os diversos circuitos ciclísticos que ligam Piacenza a Cremona. Uma zona agrícola povoada de vilarejos e tradições. Só de bicicleta é possível conhecer os segredos da região.
Ler mais



+13