O melhor roteiro na maior floresta urbana do mundo
Considerado o segundo ponto mais alto da região metropolitana do Rio (ficando para trás por poucos metros, cerca de dois, do Maciço da Pedra Branca), o Pico da Tijuca é uma das montanhas mais emblemáticas da cidade.
Integrante do conjunto da Serra da Carioca, o Pico da Tijuca é o ponto mais alto da maior floresta urbana do mundo. Acreditam que o roteiro é um dos mais antigos e talvez o pioneiro relacionado ao ecoturismo no Brasil, tanto que atraiu a presença do Rei da Bélgica Alberto I (isto ainda no início do século XX).
Desde pequeno sempre admirei o conjunto, que se ergue imponente nas regiões norte, oeste e sul da capital carioca, então, quando pude, fiz a trilha até o ponto mais alto. Quando posso, faço essa caminhada, considerada de leve para moderada que dura cerca de 40-50 minutos (dependendo da disposição de quem a faz).
Sempre subindo, a trilha parte do Largo do Bom Retiro (é bom chegar cedo, pois apesar de ter estacionamento, o mesmo é pequeno e as trilhas da parte alta são muito procuradas em dias claros e fins de semana). No final, a vista é gratificante, dando para ver diversas regiões da Cidade Maravilhosa com destaque ao mar e a Serra dos Órgãos no fundo. Recomendada para todas as idades, o Pico da Tijuca é com certeza o meu roteiro preferido na Floresta da Tijuca.


