A Piazza Stradivari em Cremona forma um...
A Piazza Stradivari em Cremona forma um “L” e é fruto de diversas mudanças no tecido urbano, mantendo sempre a sua vocação comercial, marcada pela presença histórica da feira que acontece duas vezes por semana desde 1780.
Denominada “Platea Capitanei” do século XIV ao século XVI por causa da torre e do prédio ocupado pelo Capitano del Popolo em 1270. Chamada “Platea Parva” no mapa produzido por Antonio Campi em 1853 e mais tarde traduzida como Piazza Piccola, como um apêndice da Platea Maior, ou Piazza Maggiore, como era chamada a atual Piazza del Comune, poucos metros mais acima.
A praça passou por diversas transformações, mas a sua localização central a manteve como centro dos acontecimentos, vizinha que é da praça principal da cidade. É na Piazza Stradivari que se recebem visitantes ilustres, eventos culturais. Do mesmo modo, mudou de nome algumas vezes, no decorrer dos séculos. Até 1999 se chamava Piazza Cavour, em homenagem a um herói nacional. Foi então rebatizada em homenagem ao cremonese mais ilustre, sinônimo de violino em todo o mundo: Antonio Stradivari, cuja estátua se encontra no ângulo de intersecção da praça em que se forma o “L”. A estátua é uma obra contemporânea do escultor milanês Floriano Bodini, em que o mestre luthier é representado com um aluno que recebe um violino.