O ponto mais alto de Maricá
Povoada já no século XVI, quando os europeus chegaram ao Brasil, a região de Maricá teve uma atenção da Coroa Portuguesa já que a área foi local de movimentação de navegadores estrangeiros. Na época, a vila conhecida como São José de Imbassahi fazia parte de uma fazenda beneditina (existiam muitas destas nas sesmarias afastadas do centro São Sebastião do Rio de Janeiro).
Maricá é cercada de lendas, como a pesca milagrosa do padre Anchieta, e desde cedo tropas circulavam pelos rincões da Serra da Tiririca. Esta, até hoje causa admiração, e seu ponto mais alto, além de majestoso é um dos cartões postais do município. Estamos falando da imponente Pedra do Elefante (ou Alto Mourão) uma das maiores atrações do Parque da Serra da Tiririca e não estamos falando só do tamanho.
Com mais de 400 metros, a elevação rochosa é palco de trilhas que nos fazem enxergar o Grande Rio de um ângulo inusitado. A Pedra do Elefante recebeu este nome devido a semelhança como a cabeça de um enorme paquiderme, sob a perspectiva de quem observa a pedra de Itaipuaçu, notando olho e tromba, que adentra pelo mar.
Dividindo dois municípios famosos por suas praias e belezas naturais (Niterói e Maricá), a Pedra do Elefante é um dos muitos atrativos da Serra da Tiririca. Vale a pena visitar, seja para observar a bela formação (também conhecida como falso pão de açúcar) ou para fazer a impressionante trilha, a Pedra do Elefante merece nosso respeito.


