Parque Natural do Alvão
O Parque Natural do Alvão é uma área protegida localizada nas montanhas do mesmo nome, ocupando uma área de 7.239 hectares. Se encontra a apenas 10 quilômetros ao norte de Vila Real, a estrada N-313 atravessa toda a montanha.
O PN tem dois tipos de paisagens: a parte superior (em Lamas d'Olo, em, Agarez e Arnal), caracterizada por agrestes, montanhas de rocha em granito que formam os barrancos e desfiladeiros, e a parte baixa (Ermelo, Fervença, Barreiro, Varzigueto e das Fisgas), caracterizada por vales profundos e estreitos. A artéria principal do parque é formada pelo rio Olo, que nasce a uns 1.300 metros de altitude, e tem um monte de riachos e afluentes. O mais espetacular são as cachoeiras das figas, com uma queda de 300 metros, considerado a mais impressionante de Portugal. O parque conta com várias trilhas sinalizadas.
Quanto à flora, basicamente são formadas por exuberantes matas de carvalho, mas também, dependendo da altitude, há carvalho, vidoeiro, vassouras e várias espécies endêmicas. Há muita umidade, por isso é comum ver musgos e fungos. Neste ambiente habitam lobos, veados, linces, morcegos, águias, abutres, assim como uma variedade de outras aves, répteis e insetos.
Em Vila Real, se encontra o Centro de Interpretação e de informação do Parque Natural. Há também outro em Mondim de Basto, e na cidade de Arnal há um Ecomuseu que recria o ambiente de uma vila tradicional (casas de granito com telhados de palha).


