Mais uma residência dos que foram ...
Mais uma residência dos que foram obrigados pelos duques de Piacenza a transferir-se para a cidade, o Palazzo Baldini Radini Tedeschi como se apresenta hoje é fruto de diversos interventos que ampliaram a antiga estrutura até a metade do século XVII. Uma última e recente reforma cobriu a antiga fachada em tijolo à vista e os detalhes das janelas, numa tentativa de “modernizar” o prédio.
Parte do imóvel pertence aos herdeiros dos Baldini Radini Tedeschi, onde a decoração original e até alguns afrescos foram mantidos intactos. Por ser propriedade privada, não é permitida a visitação nem mesmo fotos do interior, mas posso garantir-lhes que no piso superior encontram-se salas muito bonitas e um imenso salão com uma extraordinária escada, projetada e construída em 1736 por Domenico Cervini.
A via San Siro nem chega a ser uma rua importante da cidade, mas abriga quatro grandes edifícios históricos. Um deles, desapropriado por Napoleão à época em que este invadiu e dominou a cidade. Tudo por causa de um imenso jardim. Mas essa já é uma outra história. Muito próxima à igreja de Sant’Antonino e à igreja e convento de Sant’Agostino. A pequena rua encontra-se em um local estratégico. Nem ao centro da cidade e das atenções politico-eclesiais, nem tão à margem destas.
Infelizmente, de fora só o que se vê são janelas enfileiradas, que não permitem acesso ao pátio interno nem à testemunha dos acontecimentos dos anos passados.