O palácio de Teresópolis
Cheia de atrativos e monumentos históricos, a cidade de Teresópolis atrai turistas que sobem a Serra dos Órgãos em busca de um programa diferenciado ou apenas visitar uma bela cidade. A ocupação que deu origem a cidade serrana iniciou no longínquo século XVIII, quando a região tinha a fama de ser um sertão de índios bravios.
O crescimento, desde àquele século se deu de forma vagarosa até deslanchar no século XX com diversos prédios públicos dentre os quais o Palácio Teresa Cristina ainda está de pé. A construção que foi erguida no belo estilo neocolonial (e lembra as vilas da América colonial), foi realizada na década de 1920 sendo até então a sede de diversos órgãos públicos, além de assistir muitos movimentos e manifestações no decorrer da sua história.
Reformado, com a adição de alguns detalhes, a sede atual da prefeitura de Teresópolis seria rebatizado de Palácio Teresa Cistina, uma bela homenagem a esposa do Imperador que daria nome a aconchegante cidade no alto de serra. Quem passa pelo centro da cidade e em frente ao prédio não desconfia que o mesmo é um memorial da história da cidade e portanto vale uma visita nem que seja para admirar este patrimônio em forma de construção.


