A justiça campineira
Sede do antigo Fórum de Campinas, o Palácio da Justiça é um dos mais conhecidos prédios públicos da cidade. Ele já abrigou todas as repartições referentes a ações judiciais do município, porém hoje poucas são realizadas nele, principalmente após a inauguração da Cidade Judiciária. Voltando para o Palácio, ele fica localizado bem no coração do centro, em frente ao Largo do Rosário e da praça Guilherme de Almeida e é de super fácil acesso. É praticamente impossível passar pela região e não notar a imponente construção.
O edifício começou a ser construído em 1941, porém só foram concluída em 1950. Contando com o projeto de José Maria das Neves, o Palácio da Justiça foi uma das tantas obras que foram realizadas desde os anos 30 e que faziam parte do Plano Urbanístico Prestes Maia e que reformulou todo o centro da cidade.
Interessante saber que na época de sua construção, bem em frente ao palácio se localizava a famosa e linda Igreja de Nossa Senhora do Rosário e que foi demolida poucos anos depois devido ao alargamento da avenida Francisco Glicério e que é considerado até hoje uma grande perda do patrimônio histórico de Campinas. Com a demolição da igreja, o palácio ganhou todo o destaque na praça. Conta com 7 andares e uma arquitetura simples, sem grandes ornamentações. Tem em sua fachada duas figuras femininas que simbolizam a justiça. Seu acesso somente pra visitação não é permitido.


