Leo Araújo
Uma preciosidade arquitetônica do Vale do Paraíba
Barra Mansa é apenas um entre dezenas de municípios históricos do estado do Rio de Janeiro. Localizado no Vale do Paraíba e em uma posição estratégica (entre as cidades paulistas e as fluminenses), a cidade é bem conhecida por suas fazendas abertas ao publico. A cidade também guarda diversas preciosidades históricas e arquitetônicas e talvez a maior destas seja o Palácio Barão de Guapi.
Antiga sede da Câmara Municipal, o prédio com sua fachada neoclássica evoca os tempos de esplendor da grandeza do café, considerado o ouro negro. O local de municipalidade teria sua construção iniciada na metade do século XIX e foi concluída na década de 1860, na gestão do Comendador Joaquim Oliveira, conhecido como Barão de Guapi, daí o nome do palacete.
O local que foi sede da prefeitura até a década de 1970 ainda preserva sua aura de grandiosidade, já que a construção foi um monumento e tanto na época para a região. Com visitas ao seu interior o visitante pode relembrar momentos da história do Brasil. O Palácio Barão de Guapi abriga a inda uma biblioteca com diversos livros e documentos da era do café fluminense.
Uma curiosidade, é que apesar de ser uma obra do Brasil Império, o mesmo mostra em sua fachada símbolos da República, mas uma forma de se estudar história e a passagem das eras e transformações do nosso país.
Ler mais
+2