Alicia Ortego
5 de agosto de 2008, desembarcamos em...
5 de agosto de 2008, desembarcamos em Ouagadougou. O passeio para o hotel eu acho estranho. Não tem asfalto nas ruas, apenas areia, e as casas são mais como barracas e cabanas.Durante o dia a imagem não muda muito. Vamos para a rua da mesquita trocar dinheiro. É um feriado, e mesmo assim eu não vejo um banco. Vamos para a loja de uma comerciantes libaneses que incluem a compra e venda de moedas. Na rua, as pessoas vêm até nós para vender todos os tipos de artesanato, para participar de uma pequena conversa, para aprender sobre nós e quando chegou ... Um deles, um homem velho me diz que ele estava em Lanzarote, pede ajuda, quer emigrar. seu rosto é o desespero, e meu estômago cai. Nos vamos.
Nós visitamos a Catedral da Imaculada Conceição, construída entre 1934 e 1936. Um edifício de tijolo vermelho, em uma sala completamente vazia àquela hora, um refúgio de paz e tranquilidade ... Logo, começamos a viagem para o Sahel. Esperamos mais de 20 dias em rotas 4x4, calor, paisagens incríveis e pessoas maravilhosas, mesquitas ... e, finalmente, voltaríamos à "capital".
E quando voltamos, minha visão era outra bem diferente!.Aqui a precariedade é abundancia comparada com Timbuktu, Gao, Djenné, Mopti, etc As pessoas se vestem mais "moderno", há bicicletas em todos os lugares, o ruído ... Sim, é uma cidade, com base em parâmetros muito diferentes da nossa. Andamos pelas ruas com uma atitude diferente, mesmo que encontrar um personagem do primeiro dia, e supera-lhe uma sensação de familiaridade e quase "amor" que não tinha nada a ver com a chegada. Fiquei triste por não poder ficar um dia a mais (na verdade, eu queria ficar muito mais :-)).
Pode ser um passo necessário em sua viagem a Burkina, mas é bom ficar vários dias, aclimatar-se, e entender um pouco. Isso acontece com as cidades supostamente "insignificantes", mas que também têm a sua personalidade e quando você descobre, gosta.
A propósito, é uma das cidades mais seguras da África e fácil de caminhar no centro (embora o calor pode fazer alguns passeios mais longos).
Ler mais



+8