Tudo o que um homem precisa durante as suas férias...
Quando fazemos férias de praia, homens e mulheres têm diferentes necessidades no que toca aos cuidados com a beleza e bem estar. Que mulher pode dizer que não sabe bem um brushing para combinar com um longo vestido de alças e um Monkey 47 gelado numa noite de verão? Ou fazer as unhas depois quatro dias de praia? Qual foi a mulher que ainda não precisou de fazer as unhas durante as férias?
Mas... E então os homens? Do que é que os homens precisam durante as férias para combinar com um bronze sadino que lentamente se vai intensificando?... Um homem precisa da Old Beard. Ponto.
A Old Beard é a mais recente barbearia na cidade de Setúbal, um sonho e projecto de um jovem da região de Setúbal, Mário Machuqueiro. Abriu as suas portas no dia 3 de Março de 2015, na cidade de Setúbal, especificamente no Bairro do Liceu.
Sendo um lugar pelo qual me apaixonei desde que vi a primeira publicidade on-line, o meu imediato pensamento foi "tenho que fotografar este lugar".
O Mário conta-nos que desde muito pequeno surgiu este bichinho e vontade de trabalhar nesta actividade, e desde os dez/onze anos esta paixão o levava a fazer experiências cortando o cabelo a primos e amigos.
A certa altura decidiu comprar um estojo com o material necessário para desenvolver a sua arte. E assim começou a trabalhar de forma independente “ao domicílio”. Jovens amigos, família ou mesmo pessoas mais idosas das aldeias mais pequenas que tinham dificuldade ou impossibilidade de se deslocarem mais longe para usufruir do serviço de uma barbearia.
A dedicação e vocação foram aumentando cada vez mais, o que o levou a fazer um curso profissional nesta área, que lhe concedeu um diploma de aptidão oficial para exercer a sua profissão. Trabalhou em dois estabelecimentos em Setúbal, mas acabou por sair por vontade própria pois o seu objetivo sempre foi dedicar-se apenas ao público masculino.
Por acaso do destino (ou não; porque afinal de contas não há coincidências), exactamente por essa altura foi convidado por uns jovens amigos para gerir e, trabalhar a tempo inteiro numa nova barbearia que queriam abrir num dos antigos bairros pitorescos da cidade. Com os recursos económicos desses novos jovens empresários e o knowhow de Mário, abriu a barbearia. Aqui, o nosso protagonista trabalhou exactamente durante um ano até decidir concretizar finalmente o que sempre foi o seu sonho: abrir um espaço só seu.
Parafraseando Mário… “ A sempre ideia inicial”…. “O sonho de uma vida”.
A ideia sempre foi abrir uma barbearia. Mas nem nós nem o próprio Mário nega que as linhas vintage/retro agora tão em voga, deram um empurrão para o sucesso da abertura deste novo espaço.
Contudo, o Mário, a sua paixão por esta arte e a sua energia positiva levam-nos a ter a certeza de que todas as nuances, ondas e modas poderão vir e ir, mas a Old Beard seguirá com muitos anos de sucesso.
Toda a concepção e decoração do espaço, foram desenvolvidas pela imaginação deste jovem entrepreneur. As peças de mobiliário e os objectos decorativos foram todos comprados individualmente pelo Mário. Toda a elaboração técnica do espaço foi desenvolvida pelo Mário e alguns amigos que deram uma grande ajuda como mão-de-obra.
A nova Old Beard localiza-se no piso térreo de comércio de um edifício de apartamentos (de acordo com a tradicional arquitectura urbana portuguesa). A fachada disfarça bastante a tímida entrada, onde encontramos sem muitos exageros uma placa que nos indica que estamos no lugar correcto.
Olhando de fora nunca poderíamos imaginar o que íamos encontrar no interior. Ao fundo uma parede forrada a pinho; recheada de elementos puramente decorativos. Na sua maioria fotografias ou objectos relacionados com o ambiente em que nos encontramos. Desde navalhas de barbear com 150 anos até réplicas de propaganda dos anos 50 da marca Nivea. No conjunto, todos eles, objectos únicos, genuínos e interessantíssimos.
A música vem da esquerda… E começamos a olhar à nossa volta. Somos preenchidos pelo suave escarlate achocolatado das restantes paredes, pelo sorriso com que o Mário nos recebe através do reflexo do espelho; mas principalmente pelo conforto que sentimos imediatamente ao fechar a porta atrás de nós.
Há um sofá, duas poltronas e uma baixa mesa de café, que nos puxam como um íman e é aqui surge a indecisão. Vamos até ao centro do palco, e deixamo-nos levar pelas mãos do anfitrião ou ficamos simplesmente a descontrair no sofá e a conversar toda a tarde? A decisão é difícil… mas é obviamente indiscutível que a primeira opção é a escolhida.
À nossa direita olhando para cima, encontramos uma ampla mezzanine e umas curiosas escadas de madeira levam-nos até lá; onde encontramos mais duas poltronas. Daqui podemos ver quase todo o espaço em baixo e é aqui que actuam os músicos convidados pelo Mário em dias especiais.
Todo o conjunto da Old Beard é amplo e acolhedor; permitindo assim estarem várias pessoas entre a parte de baixo e a parte de cima a conversar, a conviver, a desfrutar do espaço e da maravilhosa decoração. Apesar de concentrado a trabalhar, o Mário vai conversando e interagindo com a audiência à sua volta. Contudo sem jamais se desvia um único milímetro do pedido do cliente que permanece atento, sentado na cadeira.
Não é simplesmente um lugar onde se entra para cortar o cabelo ou fazer a barba. Vai muito para além disso. No dia de cortar o cabelo, a Old Beard é um local onde podemos perfeitamente levar connosco amigos, a namorada ou até a nossa querida mãe!; ninguém se vai sentir aborrecido ou sozinho.
Todos são bem recebidos. Contudo, a cadeira central está reservada só para homens, as senhoras aguardam confortavelmente no restante espaço.
Descemos as escadas, regressando ao espaço em baixo onde encontramos o Mário a trabalhar. Existe um belíssimo armário central, que serve de apoio principal. É uma peça fantástica de madeira escura, muito provavelmente carvalho envelhecido ou nogueira, com motivos decorativos em baixo relevo.
Sobre o armário encontramos um amplo espelho em talha dourada de linhas neo-barrocas muito muito leves. Uma vez que a talha dourada também é de um tom leve, finaliza assim o perfeito conjunto sem o exagero de um barroco excessivo e desnecessário nesta decoração.
Mas o centro das atenções será sempre a cadeira de barbearia original da década de 30, da famosa marca Pessoa Lisboa.
Neste ponto em que a conversa já vai longa e com “metade da barba já feita e na perfeição”, perguntamos ao nosso Marinho, assim carinhosamente tratado por todos; qual é target etário que ele pretende para a Old Beard. A sua resposta é dos 8 aos 80, mas na verdade pensamos que quis dizer dos 0 aos 100.
Quando perguntámos ao Marinho qual era no fundo o tipo de clientes que gostaria de ter, quem seria bem recebido na Old Beard… os seus olhos brilharam e a resposta foi simples e assertiva mas com um sorriso: “todos”.
Na Old Beard encontramos alguns serviços muito específicos que não encontramos em todos os lugares:
- Serviço apenas de barba
- Serviço de barba com toalha quente
- Antagonismo dos cortes clássicos vs contemporâneos
- Tendências actuais
Hoje em dia estamos nesta onda vintage em que se preferem os cortes nostálgicos com toques actuais. É precisamente isso que encontramos na Old Beard. Mas para além disso, qualquer homem fica 150% seguro nas mãos do Marinho para sair satisfeito com qualquer tipo de corte que queira fazer. Desde o mais clássico até ao mais alternativo.
Do ponto de vista turístico, este espaço abre em Setúbal como uma lufada de ar fresco. Numa sociedade do séc. XXI em que as pessoas viajam facilmente por todo o mundo, já repetiram diversas viagens e muita gente já conhece tudo o que ambicionava para toda uma vida; há cada vez mais uma procura a uma velocidade alucinante por experiencias diferentes e locais.
Sem dúvida alguma que hoje em dia a experiência mais genuína é a experiência local, do quotidiano local e o contacto directo com as pessoas de cada local visitado.
Em férias culturais ou de praia; seja em Setúbal ou em Tróia, é indispensável uma visita à Old Beard e desfrutar de uma nova experiência. E no que diz respeito ao conforto, afinal é uma parte muito importante de qualquer tipo de viagem: ter o mínimo de preocupações possíveis com certos detalhes.
A Old Beard pode enriquecer o conforto das suas férias com momentos tão simples como ter alguém que lhe faça a barba da confortável maneira tradicional; fazer um corte diferente para aquela festa na praia; mudar um pouco o visual para aquele jantar romântico com a namorada ou mesmo para surpreender e agradar a sua esposa; ou até mesmo… Fazer uma mudança radical e regressar de férias com um look completamente diferente. Porque não? Quem pode negar que isso também não é uma boa recordação de umas férias inesquecíveis?
Para concluir, o Turismo do futuro, sem dúvida alguma, vai ser cada vez mais preenchido por esta procura de experiências autênticas de cada lugar. E é nisso que estamos a apostar e a investir: em novas tecnologias, novas abordagens, novas mentalidades abertas. Procurar-se-á mais contacto com as pessoas locais e com as suas actividades económicas quotidianas e com a energia e conhecimento que esse contacto nos traz.
A Old Beard, o Marinho e Setúbal estão à vossa espera este Verão… mas logicamente também todo o ano. ;)
Aberto de Terça-feira a Sábado das 10:00 às 19:00.
Do que é que ainda está à espera?
#visitsetubal
Por Joana Ramalhinho
Guia Intérprete Oficial, Lisboa - Portugal
Official Tour Guide, Lisbon – Portugal
Este texto não foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
'https://www.facebook.com/joanaramalhinhotourguideportugal'
'https://www.facebook.com/lisbontourguidejoanar'
joana.ramalhinho@gmail.comp


