Helena Compadre
O coração de Guimarães
O Largo do Toural é a maior e principal praça de Guimarães. É uma praça mais recente, comparando com as outras, existentes no centro histórico. Está localizada fora das muralhas que protegiam a cidade, séculos atrás. Tinha-se acesso a este espaço através da Porta da Vila e da Porta Nova. Nesse tempo, era aqui realizada a feira do gado.
Ao longo dos tempos tem sido objeto de várias reformas. Em 1878, depois de alguns anos em obras, o espaço transforma-se em Jardim Público, cercado por grades de ferro e repleto de mobiliário urbano. Posteriormente, o Jardim é transferido para outro lugar, as grades são retiradas, e a cidade ganha uma Praça que continua a sofrer alterações.
A última foi realizada no âmbito da Capital Europeia da Cultura e o "novo" Largo do Toural foi inaugurado em Janeiro de 2012.
Depois de muita polémica a cidade recebeu um espaço amplo, sem grandes zonas de sombra, com alguns bancos de jardim, um Varandim que remete para a memória do primeiro Jardim Público fechado (e para os gradeamentos das varandas da cidade) e um Chafariz, que já aqui tinha estado em 1583. O objetivo foi dar à cidade um espaço que permitisse a realização de eventos de média dimensão (daí a "frieza" do desenho).
O Largo do Toural continua a ser o coração da cidade, ponto de encontro e de passagem.
Ler mais



+8