Navio Gil Eannes
Apesar de ser uma das atrações turísticas da cidade, eu não tinha despertado grande interesse em visitá-la, mas por acaso me deparei com o navio e, finalmente, decidi entrar. Devo dizer que foi incrível !! E, desde então, um dos lugares mais curiosos. Vale a pena conhecê-lo.
O navio tem sua história: Foi construído nos estaleiros de Viana em 1955 para apoiar as frotas de pesca de bacalhau, com a função principal de fornecer assistência hospitalar a todos os pescadores e tripulantes que estavam em alto mar. Ao longo de sua história também foi usado como navio frigorífico e de passageiros, capitania, rebocador, barco comercial ... Em 1984 encerrou suas atividades e foi vendido a um comerciante de sucata de Lisboa, até que a Câmara Municipal de Viana decidiu resgatar-lo e reformá-lo para fazer dele uma atração turística como um museu ou um albergue da juventude.
Me deu a sensação de ser o protagonista de um típico filme em que nos encontramos em um barco abandonado há 50 anos, mas com todos os objetos intactos e adequadamente colocados cada um em seu lugar. Segundo dizem (embora eu não tenha visto nada que comprove), as cabines são usados como albergue da juventude (60 lugares), mas é óbvio, que não dormiria ali mesmo que estivesse louca. A entrada custa 2€.
Horários: Aberto todos os dias, de abril a setembro das 9 às 19h e de outubro a março, de 9 a 17:30.


