Um museu que é cara da cidade
Com uma costa que conta com dezenas de belas e paradisíacas praias (são quase cem quilômetro de costa), no extremo sul da Bahia, Prado é celebrada por suas belezas naturais. Não seria difícil compreender o fato de que elas brilhassem mais e ofuscassem outras características do lugar. Mas apesar disto, Prado é famosa por seu povo hospitaleiro e cultura marcante, forjada por anos de ocupação e contatos que nem sempre tiveram desfechos felizes.
Outro fator do município de Prado que muitos desconhecem, é que foi ali onde chegaram os primeiros portugueses e aportou a frota cabralina. Assim, história e cultura estão presentes em todos os cantos de Prado. Foi visitando a bela Vila de Cumuruxatiba, que me deparei com um curioso centro cultural, o Museu Histórico Cumuruxatiba.
Descobri que o museu é fruto da colaboração dos moradores, que deram forma ao museu que se não fosse pela placa, você passaria sem saber. Na forma de um casebre, e com exposições e materiais recolhidos por jovens estudantes e antigos moradores, o museu é um programa bem interessante que conta um pouco das raízes do local, através do orgulho de pertencer a um dos lugares mais pioneiros do Brasil. A identidade local não poderia ser preservada em local melhor, já que muitas cidades escolhem monumentos para contar sua história. A Vila de Cumuruxatiba, por seu lado escolheu a típica casa de pescador para ser um representante cultural. Homenagem mais do que justa, ação que demonstra um povo que tem orgulho de suas raízes.


