Rodrigo de Paula
Pertences dos imigrantes italianos
A cidade de Caxias do Sul recentemente comemorou os cento e quarenta anos de imigração italiana na região. São vários distritos que até hoje contam sua história de luta, trabalho e fé do povo italiano que veio para essa cidade para produzir e continuar suas vidas.
Registros esses muito comuns de vermos nas ruas em formas de monumentos, praças e museus sendo que um dos principais fica abaixo do monumento de maior expressão ao povo italiano em Caxias do Sul que é o Museu do Imigrante. Ele foi inaugurado no mês de Setembro de 2000 e fica às margens da BR-116 bem próximo à Universidade de Caxias do Sul.
A entrada do museu é gratuita e o visitante após entrar terá uma nítida impressão da atmosfera italiana pois vários pertences pessoais, ferramentas de trabalho e utensílios domésticos estão ali para dar a noção exata do que era utilizado aqui pelos imigrantes que desenvolveram essa terra.
Lá também está a réplica da grande estátua que fica na parte de cima externa do museu onde um casal de imigrantes com o filho no colo simbolizam a visão da terra que acabaram de chegar e terão que desenvolve-la para o progresso e continuidade de seus filhos.
Ler mais



+17